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QUIET RIOT - METAL HEALTH [1983]

Por Daniel Benedetti
O dia 26 de novembro de 1983 ficou marcado como a data em que, pela primeira vez na história, um álbum de uma banda de Heavy Metal chegava ao topo da Billboard 200, a principal parada de sucessos norte-americana. O feito foi conquistado por Metal Health, terceiro disco da banda Quiet Riot.
A história de como Metal Health surgiu é envolvida em drama (e uma dose de acaso), sendo curiosa de se acompanhar.
O Quiet Riot foi fundado pelo guitarrista Randy Rhoads e pelo baixista Kelly Garni, na cidade norte-americana de Los Angeles, em 1973. Completavam a banda o vocalista Kevin DuBrow e o baterista Drew Forsyth. Em meados da década de 1970, o Quiet Riot havia se firmado como um dos nomes mais conhecidos da cena “underground” de Los Angeles, tendo sido banda de abertura diversas vezes para o Van Halen nos clubes noturnos da cidade. Após anos de trabalho intenso, em 1977, o grupo finalmente conseguiu um acordo com uma gravadora, a Sony Records, mas o contrato previa o lançamento de 2 álbuns apenas no Japão. A estréia, Quiet Riot, foi lançada em 1977 e Quiet Riot II, em 1978.
A esta altura, tensões especialmente entre o vocalista Kevin DuBrow e o baixista Kelly Garni estavam atingido níveis insuportáveis, resultando com a saída de Garni do conjunto, tanto que o baixista, apesar de ter tocado, não foi creditado em Quiet Riot II. Rudy Sarzo foi o substituto de Kelly, sendo creditado e fotografado como baixista da banda no disco, embora tenha entrado no grupo após a conclusão da gravação. Em 1979, a chamada “pá de cal” aconteceu para esta formação do Quiet Riot. Após o último show da turnê do grupo, em setembro, o guitarrista Randy Rhoads aceitou um convite para uma audição, em um estúdio de Los Angeles, para a nova banda de Ozzy Osbourne, o qual, na época, havia acabado de deixar o Black Sabbath.
Kevin DuBrow of Quiet Riot performs on the TV show “Solid Gold” Los Angeles, California. (Photo by Ron Wolfson/WireImage)
Bem, o resto é de conhecimento geral.
A saída de Rhoads encerrou as atividades do Quiet Riot. DuBrow e Forsyth seguiram em frente com a adição do guitarrista Greg Leon e o ex-baixista do grupo Suite 19, Gary Van Dyke. Durante o período entre os anos de 1980 e 1982, a banda mudou seu nome para ‘DuBrow’ e também fez shows com o ex-baterista do grupo Gamma, Skip Gillette. No início de 1982, Kevin DuBrow telefonou para Rhoads, pedindo sua permissão para retornar a usar o nome Quiet Riot, em uma busca por uma nova formação do grupo, que incluiria o guitarrista Carlos Cavazo e o baterista Frankie Banali. Randy não viu objeções.
Entretanto, aos 25 anos de idade, tragicamente, Randy Rhoads faleceu no dia 19 de março de 1982, em Leesburg, na Flórida, em um acidente com uma aeronave do modelo Beechcraft F35.
Algum tempo depois, DuBrow telefonou para Rudy Sarzo convidando-o para gravar a faixa “Thunderbird”, uma homenagem a Randy, com o grupo. Sarzo havia deixado a banda de Ozzy Osbourne há pouco tempo, alegando dificuldades em lidar com a perda do amigo e companheiro de grupo. DuBrow, Sarzo, Cavazo e Banali se divertiram bastante gravando a canção em homenagem ao falecido amigo e, aquilo que seria apenas uma faixa, acabou se tornando metade de um álbum. Sarzo, então, retornou como baixista definitivamente ao grupo, o qual estava em dúvidas em usar o nome Quiet Riot. Foi a mãe de Randy, Dolores, quem deu o aval para que seguissem com a denominação original da banda. O renomado produtor Spencer Proffer auxiliou o Quiet Riot a conseguir um contrato com a CBS Records para o lançamento de um álbum. O próprio Spencer realizaria a produção do disco, no The Pasha Music House, em Hollywood, onde as gravações ocorreriam, ainda em 1982.
Metal Health viria ao mundo em 11 de março de 1983.
“Metal Health (Bang Your Head)” abre o disco com peso e agressividade na dose perfeita, muito graças a um ótimo riff e um refrão empolgante. Um verdadeiro símbolo do Hard Rock dos anos 80. A versão do Quiet Riot para” Cum On Feel the Noize”, clássico do Slade, é repleta de um ritmo contagiante, um ar ‘cinquentista’ e se tornou o maior sucesso do grupo, contando com ótimos vocais de DuBrow e um inspirado solo do guitarrista Carlos Cavazo.
“Don’t Wanna Let You Go” quebra um pouco do ritmo inicial, tendo um ritmo mais suave, lento e cadenciado, abusando do groove, com Kevin DuBrow cantando de maneira um tanto quanto mais contida. “Slick Black Cadillac” é uma regravação de uma canção do próprio Quiet Riot lançada em 1978, no seu segundo álbum de estúdio, o QR II. Possui riff bem pesado e rápido, lembrando o Van Halen setentista. O andamento arrastado da ‘Power Ballad’ chamada Love’s a Bitch é incrementado por bons vocais de DuBrow. “Breathless” é um típico Glam Metal oitentista, com um riff interessante. Run for Cover é bem mais agressiva e flerta bastante com o Heavy Metal tradicional, contando com um bom trabalho de Cavazo. “Battle Axe” é um pequeno solo do próprio Cavazo.
A empolgante “Let’s Get Crazy” parece retirada de um dos melhores momentos de “Fly on the Wall”, do AC/DC (o qual foi lançado 2 anos depois, diga-se). Por fim, “Thunderbird” se apresenta com sonoridade suave, embasada por uma lindíssima melodia, tornando-se uma tocante canção. Os vocais de DuBrow estão mais sutis e se casam de maneira belíssima com o ritmo da música.
“Metal Health (Bang Your Head)” até fez algum barulho em termos de paradas de sucesso, mas foi a matadora versão para “Cum On Feel the Noize” quem alavancou o álbum para o topo da Billboard 200. Os videoclipes gravados para ambas também tiveram intensa circulação na MTV dos Estados Unidos. O single “Cum On Feel the Noize” chegou ao 5º lugar da Billboard Hot 100 em novembro de 1983, auxiliando a Metal Health desbancar Synchronicity, do The Police, do topo da principal parada norte-americana de discos.
Quiet Riot 1983 Rudy Sarzo, Kevin DuBrow, Frankie Banali, Carlos Cavazo (Photo by Chris Walter/WireImage)
Metal Health é um álbum símbolo da época em que foi concebido, ponto mais alto da carreira do Quiet Riot, e um dos principais discos do chamado Glam Metal. Para fãs deste tipo de sonoridade – caso deste escriba – é um item especial, mas que, contudo, pode soar extremamente datado para o restante dos ouvintes.
Portanto, Metal Health foi um tremendo sucesso comercial e supera a casa de 6 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Além disso, o álbum foi fundamental na divulgação da cena Glam Metal de Los Angeles, auxiliando na promoção de outras bandas como Mötley Crüe, Ratt e W.A.S.P., por exemplo.
Também é verdade que o Quiet Riot jamais chegou a sequer emular algo que pudesse repetir o sucesso (e a qualidade) de Metal Health. Condition Critical [1984], lançado no ano seguinte, até vendeu bem, mas depois disso, nunca mais a banda foi a mesma.
Tracklist:
  1. Metal Health (Bang Your Head)
  2. Cum On Feel the Noize
  3. Don’t Wanna Let You Go
  4. Slick Black Cadillac
  5. Love’s a Bitch
  6. Breathless
  7. Run for Cover
  8. Battle Axe
  9. Let’s Get Crazy
  10. Thunderbird

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