Pular para o conteúdo principal

Megadeth - Hangar 18

Por Daniel Benedetti
“Hangar 18” é a segunda canção do álbum Rust in Peace, o quarto de estúdio da banda norte-americana Megadeth e que foi lançado em 24 de setembro de 1990. Desde seu lançamento, a música se tornou um clássico do grupo e possui uma curiosa temática, a qual será abordada neste texto.
Os créditos de composição da faixa foram dados ao líder do Megadeth, o vocalista e guitarrista Dave Mustaine, mas algumas fontes citam que o baterista da banda na época, Nick Menza, poderia ter contribuído com as letras.
A temática envolta às letras de “Hangar 18” envolve conspirações ufológicas, segredos militares e visitas alienígenas à Terra. Uma possível inspiração para a canção foi o filme de mesmo nome, Hangar 18, de 1980, dirigido por James L. Conway e estrelado por Darren McGavin e Robert Vaughn.
Em linhas gerais, Hangar 18 é um filme sobre um acobertamento governamental após um incidente envolvendo um OVNI e um Ônibus Espacial. Um satélite, recém-lançado do orbitador, colide com um objeto não identificado que, depois de ser visto em um radar (em movimento a grande velocidade), posicionou-se um pouco acima do ônibus espacial. A colisão mata um astronauta na baía de lançamento. Os eventos são testemunhados por Bancroft e Price, os astronautas a bordo. Depois de retornar à Terra, os dois são imediatamente censurados quando tentam discutir o que aconteceu. O baterista Nick menza teria assistido ao filme e isto o inspirara a criar a música.
O Hangar 18 está localizado na Base Wright-Patterson, da Força Área Norte-Americana, situada a leste de Dayton, no estado de Ohio. Esta Base foi sede de um projeto denominado Project Sign (Project Grudge em 1949, Project Blue Book em 1952) que, a grosso modo, seria um serviço de inteligência para investigações de objetos voadores não identificados (OVNI) e cujos relatórios teriam começado em julho de 1947.
Em 1947, ocorreu o chamado Incidente Roswell.
Em meados de 1947, um balão das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos caiu em um rancho perto de Roswell, no estado norte-americano do Novo México. Após o amplo interesse inicial no ‘disco voador’, o exército dos EUA declarou que era apenas um balão meteorológico convencional.
O interesse diminuiu até o final dos anos 1970, quando os ufólogos começaram a promover uma variedade de teorias conspiratórias cada vez mais elaboradas, alegando que uma ou mais espaçonaves alienígenas haviam pousado (ou se acidentado) e que os ocupantes extraterrestres haviam sido recuperados pelos militares americanos, os quais, então se engajaram em acobertar os fatos.
Na década de 1990, os militares dos EUA publicaram dois relatórios divulgando a verdadeira natureza do objeto acidentado: um balão de vigilância de teste nuclear do chamado Project Mogul. No entanto, o incidente de Roswell continua a ser de interesse da mídia popular, e as teorias de conspiração em torno do evento persistem. Roswell tem sido descrito como “a mais famosa, mais exaustivamente investigada e mais completamente desmascarada reivindicação ufológica”.
Em 1990, o Megadeth contava com, bem possivelmente, sua melhor formação. Além dos supracitados Mustaine nos vocais/guitarra e Menza na bateria, a banda tinha o baixista David Ellefson e o excelente guitarrista Marty Friedman.
“Hangar 18” já começa arrepiante, em um clima caótico e eletrizante, contando com um ótimo riff e guitarras gêmeas afiadíssimas. De início, as letras abordam a Base Militar onde se encontra o Hangar e os segredos ali guardados:
Welcome to our fortress tall
Take some time to show you around
Impossible to break these walls
For you see the steel is much too strong
Computer banks to rule the world
Instruments to sight the stars
Já o refrão, revela que aquilo que se esconde na Base não deve ser revelado, em um tom claro de ameaça:
Possibly I’ve seen too much
Hangar 18 I know too much
Após o refrão alguns ótimos solos de guitarra continuam embalando uma sonoridade visceral.
A próxima estrofe envolve a guarda de vida extraterrestre e sua manutenção para estudos:
Foreign life forms inventory
Suspended state of cryogenics
Por fim, naquela época, o conhecido humor ácido de Dave Mustaine em suas críticas ao establishment norte-americano é demonstrado, ao denunciar o suposto uso de amnésia seletiva e ao condenar a inteligência militar:
Selective amnesia’s the story
Believed foretold but who’d suspect
The military intelligence
Two words combined that can’t make sense
O refrão é repetido mais uma vez e a canção, a partir de sua metade, torna-se instrumental. Mustaine e Friedman se destacam em solos de guitarra infernais enquanto Nick Menza destrói nas baquetas. “Hangar 18” foi escolhida como single para promover o sensacional Rust in Peace, tendo como maior projeção a 26ª posição da parada britânica desta natureza. O videoclipe sobre a música é bem criativo, contando com a banda tocando em um Hangar e a presença de aliens por toda parte. A faixa é emblemática para o Megadeth e está presente em várias coletâneas e álbuns ao vivo.
A base de Wright-Patterson foi fundamental durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido utilizada como escritório, laboratório, além de fornecer alojamentos e serviços para tropas. Depois da guerra, ela continuou importante não apenas para estudos de fenômenos ufológicos mas também como base técnico-científica. Já o incidente de Roswell permanece, ainda, sob alguma nebulosidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASO MCCOLLUM X OSBOURNE

  CASO MCCOLLUM X OSBOURNE   Em outubro de 1984, John McCollum, de 19 anos, cometeu suicídio em seu quarto em Indio, Califórnia. Embora tenha sido rapidamente determinado que o ferimento à bala foi autoinfligido, a família não achava que seu filho era o único culpado, foi descoberto que McCollum estava ouvindo a música 'Suicide Solution' de Ozzy Osbourne do álbum 'Blizzard of Ozz' no momento de sua morte.   A família McCollum entrou com uma ação contra Osbourne e sua gravadora, alegando que a música tinha letras escondidas que encorajavam o suicídio. Osbourne respondeu que não havia letras ocultas e que a música era na verdade uma faixa anti-suicídio. O caso durou vários anos, mas a equipe jurídica da família não conseguiu provar que a letra incitava a ação e, em 1988, o juiz indeferiu o processo contra Osbourne.     OZZY OSBOURNE diz que sua música 'Suicide Solution' foi mal compreendida: 'As pessoas entendem a porra da coisa errada' ...

Queen - The Fairy Feller's Master-Stroke (1974)

Queen – The Fairy Feller’s Master-Stroke [1974]   29/07/2019   Artigos Especiais Por Daniel Benedetti “The Fairy Feller’s Master-Stroke” é a sétima canção do álbum  Queen II , disco lançado pela EMI Records, no Reino Unido, em 8 de março de 1974 e, tal qual seu nome sugere, é o segundo trabalho de estúdio da banda Queen. Para se compreender o significado e a inspiração por trás de “The Fairy Feller’s Master-Stroke”, é preciso conhecer a figura de Richard Dadd. Richard Dadd foi um pintor inglês da era vitoriana, conhecido por suas representações de fadas e outros assuntos sobrenaturais, cenas orientalistas e cenas enigmáticas de gênero, apresentadas com obsessivamente com mínimos detalhes. Dadd nasceu em Chatham, Kent, Inglaterra, filho de um químico, em 1º de agosto de 1817. Ele se educou na King’s School, em Rochester, onde sua aptidão para o desenho foi evidenciada ainda em tenra idade, levando a sua admissão à Royal Academy of Arts, com a idade de 2...

Wheels of Steel

Wheels of Steel é a quarta faixa do segundo álbum de estúdio da banda inglesa Saxon, também chamado   Wheels of Steel, lançado em 5 de maio de 1980.   A banda, naquele álbum, era formada por Biff Byford (Vocal), Graham Oliver (Guitarra), Paul Quinn (Guitarra), Steve Dawson (Baixo) e Pete Gill (Bateria).   Um riff que praticamente sintetiza o que é a New Wave Of British Heavy Metal. Assim se dá o início de um dos clássicos do estilo, "Wheels Of Steel". O ritmo é mais cadenciado e o peso está na dose certíssima, sendo um fator apenas para acrescentar o brilhantismo da canção. O toque final para se atingir a perfeição é uma atuação soberba de Biff Byford, conquistando o ouvinte com sua voz marcante e interpretação impactante. Faixa extraordinária!   A letra é sobre velocidade:   I'm burnin' aviation fuel my foot's to the floor Ya know she's crusin one-forty she'd do even more I'm burnin' solid rubber I don't take no bull ...