segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

LOVE ME DO

 

LOVE ME DO – BEATLES (HISTÓRIAS DO ROCK #07)

 

"Love Me Do" é o single oficial de estreia da banda de rock inglesa The Beatles, lançado em conjunto com "P.S. I Love You". Quando o single foi lançado originalmente, no Reino Unido, em 5 de outubro de 1962, alcançou a 17ª posição da parada britânica.

 

Ele foi lançado nos Estados Unidos em 1964, onde se tornou um hit número um. Relançado em 1982 como parte do 20º aniversário dos Beatles, pela EMI, voltou a entrar nas paradas do Reino Unido e alcançou a quarta posição.

 

A música foi composta vários anos antes de ser gravada, e mesmo antes da existência dos Beatles. O single apresenta a proeminente gaita de John Lennon e duetos vocais dele e de Paul McCartney.

 

Três versões gravadas da música pelos Beatles foram lançadas, cada uma com um baterista diferente. A primeira tentativa de gravação em junho de 1962 apresentava Pete Best na bateria, mas não foi lançada oficialmente até a compilação Anthology 1 em 1995. Uma segunda versão foi gravada três meses depois com o substituto de Best, Ringo Starr, e foi usada para o single original da Parlophone. Uma terceira versão, apresentando o baterista de estúdio Andy White no lugar de Starr, foi incluída no álbum Please Please Me da banda e no single Tollie de 1964 que fez sucesso nos Estados Unidos; também foi incluída nos LPs americanos Introducing... The Beatles e The Early Beatles.

 

COMPOSIÇÃO

 

"Love Me Do" foi escrita por Lennon e McCartney, com McCartney escrevendo o verso e o refrão e Lennon contribuindo com a "ponte". Lennon disse: "'Love Me Do' é a música de Paul - ... eu sei que ele tinha a música por aí, em Hamburgo, muito, muito antes de sermos compositores."

 

McCartney disse:

 

"Love Me Do" foi totalmente co-escrita ... Era apenas Lennon e McCartney sentados sem que nenhum de nós tivéssemos uma ideia particularmente original. Adoramos fazer isso, foi uma coisa muito interessante para tentar e aprender a fazer, para nos tornarmos compositores. Acho que acabamos ficando tão fortes porque escrevemos tanto durante nosso período de formação. "Love Me Do" foi nosso primeiro hit, que ironicamente é uma das duas músicas que controlamos, porque quando assinamos pela primeira vez com a EMI, eles tinham uma editora musical chamada Ardmore and Beechwood que pegou as duas músicas, "Love Me Do" e "P.S. I Love You", e ao fazer um acordo em algum lugar ao longo do caminho, conseguimos recuperá-las.

 

A prática deles na época era rabiscar canções em um caderno escolar, sonhando com o estrelato, sempre escrevendo "Another Lennon-McCartney Original" no topo da página. "Love Me Do" é uma música baseada em acordes simples. Começa com Lennon tocando um riff seco de "gaita", com influências de blues, em seguida, apresenta Lennon e McCartney nos vocais principais conjuntos, incluindo harmonização em um estilo Everly Brothers durante o suplicante "please" antes de McCartney cantar a linha vocal sozinho o verso com o título da música.

 

Lennon já havia cantado as seções do título, mas essa mudança no arranjo foi feita no estúdio sob a direção do produtor George Martin, quando ele percebeu que a parte da gaita invadia o vocal. Lennon precisava começar a tocar gaita novamente na mesma batida do "do" de "love me do". No entanto, quando uma situação semelhante ocorreu mais tarde na sessão única de "Please Please Me", a gaita foi sobreposta posteriormente usando overdubbing fita a fita.

 

GRAVAÇÕES E LANÇAMENTOS

 

"Love Me Do" foi gravada pelos Beatles em três ocasiões com três bateristas diferentes no EMI Studios em Londres:

 

A primeira sessão de gravação dos Beatles, em 6 de junho de 1962, com Pete Best na bateria. Esta versão (anteriormente considerada perdida) está disponível no Anthology 1.

 

Segunda sessão de gravação, 4 de setembro de 1962. Em agosto, Best foi substituído por Ringo Starr. O produtor George Martin não aprovou a bateria de Best para trabalhos de estúdio. Era a norma naquela época ter um baterista de estúdio especialista que conhecesse os métodos de trabalho de estúdio. A decisão de demitir Best não foi de Martin. Os Beatles com Starr gravaram uma versão no EMI Studios. Eles gravaram "Love Me Do" em 15 tomadas. Esta versão com Starr está disponível em Past Masters. É o single britânico.

 

Terceira sessão de gravação, 11 de setembro de 1962. Uma semana depois, os Beatles voltaram ao mesmo estúdio e gravaram "Love Me Do" com o baterista Andy White na bateria. Starr foi relegado a tocar pandeiro. Como o pandeiro não está presente na gravação de 4 de setembro, esta é a maneira mais fácil de distinguir entre as gravações de Starr e White. A versão de Andy White está disponível em Please Please Me. É o single norte-americano.

 

Remake e Andy White

 

A primeira sessão de gravação dos Beatles, em 6 de junho de 1962, com Pete Best na bateria. Esta versão (anteriormente considerada perdida) está disponível no Anthology 1.

 

O Produtor Martin então decidiu que "Love Me Do" seria o lançamento de estreia do grupo, precisava ser regravada com um baterista diferente, pois estava insatisfeito com o som da bateria de 4 de setembro (Ken Townsend do Abbey Road também lembra de McCartney estando insatisfeito com o timing de Starr, provavelmente devido ao fato de ele ter ensaiado pouco, Starr se juntou ao grupo apenas duas semanas antes da sessão de 4 de setembro).

 

Os produtores musicais da época estavam acostumados a ouvir o bumbo "travar" com o baixo, em oposição à sensação de R&B muito mais solta que estava apenas começando a surgir, então bateristas profissionais de bandas de show eram freqüentemente usados para gravações.

 

Ron Richards, encarregado da sessão de regravação de 11 de setembro na ausência de George Martin, contratou Andy White, com quem ele havia trabalhado no passado. Starr esperava tocar e ficou muito desapontado por ter sido dispensado apenas para sua segunda sessão de gravação dos Beatles: Richards lembra "Ele apenas ficou sentado quieto na caixa de controle ao meu lado. Então eu pedi a ele para tocar maracas em 'P.S. I Love You '.Ringo é adorável - sempre fácil de lidar".

 

Starr relembrou:

 

Na minha primeira visita em setembro, apenas percorremos algumas faixas para George Martin. Nós até fizemos "Please Please Me". Eu me lembro disso, porque enquanto gravávamos eu tocava bumbo com um maracá em uma das mãos e um pandeiro na outra. Acho que foi por isso que George Martin usou Andy White, o "profissional", quando descemos uma semana depois para gravar "Love Me Do". De qualquer forma, o cara já tinha um carta reservada por causa de Pete Best. George não quis arriscar mais e fui pego no meio. Fiquei arrasado por George Martin ter dúvidas sobre mim. Desci pronto para tocar e ouvi: "Temos um baterista profissional". Desde então, ele se desculpou várias vezes, como o velho George, mas foi devastador — odiei o sacana durante anos; Eu ainda não o deixei escapar!

 

Paul McCartney:

 

"George conseguiu o que queria e Ringo não tocou bateria no primeiro single. Ele só tocou pandeiro. Acho que Ringo nunca superou isso. Ele teve que voltar para Liverpool e todos perguntaram: 'Como foi?’ Nós diríamos, 'B-side's good', mas Ringo não podia admitir que gostava do A-side, não estando nele" (de Anthology). "Love Me Do" foi gravada com White tocando bateria e Starr no pandeiro, mas não está claro se o uso de um baterista de sessão resolveu o problema, como comentou o engenheiro de sessão Norman Smith: "Foi uma verdadeira dor de cabeça tentar obter um [bom] .A versão de Ringo Starr foi mixada com "bottom-light" para esconder o bumbo de Starr.

 

As primeiras impressões do single (emitidas com um selo Parlophone vermelho) são a versão de 4 de setembro - menos pandeiro - com Starr tocando bateria. Mas as gravações posteriores do single (em um selo preto da Parlophone) e a versão usada para o álbum Please Please Me, são a regravação de 11 de setembro com Andy White na bateria e Starr no pandeiro. Essa diferença se tornou fundamental para diferenciar as duas gravações de "Love Me Do".

 

Em relação às sessões de edição que se seguiram a todas essas várias tomadas, Ron Richards lembra que a coisa toda foi um pouco complicada, dizendo: "Sinceramente, na época em que saiu, eu estava muito cansado disso. Não achei que funcionaria. Nenhuma."

 

Ron Richards

 

Existem grandes discrepâncias em relação à sessão de White e quem a produziu. Em seu livro Summer of Love, Martin admite que sua versão dos eventos difere de alguns relatos, dizendo: "Na sessão de 6 de junho dos Beatles (audição), decidi que Pete Best tinha que sair [e disse a Epstein] não me importo o que você faz com Pete Best; mas ele não está tocando em mais nenhuma sessão de gravação: estou contratando um baterista de sessão."

 

Quando Starr apareceu com o grupo para sua primeira sessão de gravação em 4 de setembro, Martin disse que ele não sabia que os Beatles haviam demitido Best; e, não sabendo "quão bom, ruim ou indiferente" Starr era, não estava preparado para "perder um precioso tempo de estúdio descobrindo".

 

Martin, portanto, parece ter isso como a sessão de Andy White na qual Martin esteve presente, e não a de 11 de setembro. Isso contradiz o relato de Mark Lewisohn, já que em seu livro The Complete Beatles Recording Sessions, ele tem Starr na bateria em 4 de setembro e White no remake de 11 de setembro.

 

Lewisohn também diz que Richards estava no comando em 11 de setembro, o que significa, se for preciso, que Richards foi o único produtor da versão White de "Love Me Do". Martin diz: "Meu diário mostra que não supervisionei nenhuma sessão de gravação dos Beatles em 11 de setembro - apenas a de 4 de setembro".

 

Mas, se o relato de Lewisohn estiver correto e "a sessão de 4 de setembro realmente não provou ser boa o suficiente para satisfazer George Martin", pode parecer estranho que Martin não estivesse presente para supervisionar o remake de 11 de setembro.

 

Em suas memórias, o engenheiro assistente Geoff Emerick apóia a versão de Lewisohn, contando que Starr tocou bateria na sessão de 4 de setembro (o segundo dia de Emerick na EMI) e que Martin, Smith e McCartney estavam todos insatisfeitos com o (pouco ensaiado) cronometragem de Starr. Emerick coloca White firmemente na segunda sessão e descreve as reações de Mal Evans e Starr à substituição. Emerick também observou que Martin só chegou muito tarde para a sessão de 11 de setembro, depois que o trabalho em "Love Me Do" estava completo.

 

Andy White confirma que foi agendado por Ron Richards para a sessão de 11 de setembro, não por George Martin, que ele diz "não pôde comparecer à sessão, não pôde chegar lá até o final, então deixou Ron Richards cuidar disso". White também diz que reconhece sua própria bateria na versão lançada de "Please Please Me", gravada na mesma sessão com ele na bateria. White, no entanto, não esteve em estúdio para a gravação final em 26 de novembro e foi contratado apenas para a sessão de 11 de setembro (esta passagem com White pode ser ouvida no Anthology 1).

 

Charts[edit]

Chart (1962–64)

Peak
position

Australian (Kent Music Report)[53]

1

Canada CHUM Chart[54]

8

New Zealand (Lever Hit Parade)[55]

1

UK Singles Chart[56]

17

US Billboard Hot 100[57]

1

US Cash Box Top 100[58]

1

 

 

1 milhão de cópias vendidas apenas nos EUA.

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