terça-feira, 3 de janeiro de 2023

BEATLES

The Beatles' rooftop concert

 

Concerto no telhado dos Beatles

 

Em 30 de janeiro de 1969, os Beatles realizaram um show improvisado no telhado de sua sede da Apple Corps, na 3 Savile Row, no escritório e distrito da moda do centro de Londres. Acompanhada pelo tecladista convidado Billy Preston, a banda tocou um set de 42 minutos antes da Polícia Metropolitana chegar e ordenar que reduzissem o volume. Foi a última apresentação pública de sua carreira.

 

Embora o show tivesse sido concebido apenas alguns dias antes, os Beatles planejavam voltar às apresentações ao vivo desde que iniciaram as sessões de gravação de seu álbum Let It Be (1970). Eles tocaram nove tomadas de cinco novas canções enquanto multidões de espectadores, muitos nos intervalos para o almoço, se reuniam nas ruas e nos telhados de prédios próximos para ouvir. O show terminou com "Get Back", com John Lennon brincando, "Gostaria de agradecer em nome do grupo e de nós mesmos, e espero que tenhamos passado no teste."

 

Toda a performance foi filmada e gravada, e as filmagens foram usadas no documentário de 1970 Let It Be e na série de documentários de 2021 The Beatles: Get Back. A primeira apresentação de "I've Got a Feeling" e tomadas únicas de "One After 909" e "Dig a Pony" também foram apresentadas no álbum que o acompanha. Em 28 de janeiro de 2022, o áudio da apresentação completa no telhado foi lançado para serviços de streaming sob o título Get Back – The Rooftop Performance.

 

POR ÚLTIMO: Em fevereiro de 2022, a Disney lançou toda a sequência do show apresentada em The Beatles: Get Back in IMAX como The Beatles: Get Back - The Rooftop Concert. Teve um engajamento teatral limitado para aclamação da crítica.

 

BACKGROUND

 

Embora o show no telhado não tenha sido anunciado, a intenção original por trás do projeto Get Back dos Beatles era que a banda voltasse como artistas ao vivo. A ideia de um grande show público foi descartada como uma das condições de George Harrison para retornar ao grupo, após abandonar os ensaios em 10 de janeiro daquele ano. Outra de suas estipulações era que eles se mudassem do Twickenham Film Studios para a sede da Apple Corps e gravassem suas novas canções no porão do Apple Studio. Em 22 de janeiro, Harrison trouxe o tecladista Billy Preston como músico adicional, na esperança de que um estranho talentoso encorajasse a banda a ficar unida e focada.

 

Paul McCartney e Michael Lindsay-Hogg, o diretor do projeto, continuaram a esperar que os Beatles encerrassem as sessões com uma apresentação ao vivo para uma platéia. De acordo com o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, não se sabe quem teve a ideia de um show no telhado, mas a sugestão foi concebida poucos dias antes do evento real. Na lembrança de Preston, John Lennon teve a ideia de se apresentar no telhado.

 

Em sua autobiografia Sound Man, o engenheiro de áudio Glyn Johns diz que a ideia do show foi dele. Ele lembra que se originou de uma discussão na hora do almoço, quando Ringo Starr mencionou que havia uma bela vista do West End de Londres a partir do telhado e então levou Johns e Lindsay-Hogg para vê-la.

 

Mal Evans, o road manager dos Beatles, registrou em seu diário que a ideia surgiu "depois de tomarmos um pouco de ar fresco no telhado após o almoço" em 26 de janeiro. A série de documentários de Peter Jackson, The Beatles: Get Back, mostra Johns e Lindsay-Hogg apresentando a ideia a McCartney e Paul ficando animado com ela.

 

Starr estava inicialmente determinado a não tocar, e Harrison estava relutante. As fitas de áudio de 29 de janeiro para a produção de Lindsay-Hogg capturam McCartney implorando a Lennon que uma apresentação ao vivo era essencial para manter a conexão dos Beatles com seu público, e os membros da banda apenas precisavam superar seu medo do palco.

 

Em uma discussão em grupo no final daquele dia, Harrison falou com entusiasmo sobre o próximo show pela primeira vez e brincou sobre se apresentar para uma platéia de chaminés. Consistente com uma decisão que tomou durante os ensaios de Twickenham, no entanto, Harrison se recusou a incluir qualquer uma de suas canções no set.

 

PREPARAÇÃO

 

Evans organizou a construção de um palco no telhado da Apple e a instalação dos equipamentos da banda. Os instrumentos usados durante a performance foram o Epiphone Casino despojado de Lennon, o baixo "violino" Höfner de assinatura de McCartney, a nova Fender Telecaster feito sob medida de Harrison,  e a recentemente adquirida bateria Ludwig de Starr, junto com um piano elétrico para Preston.  Johns e o engenheiro assistente Alan Parsons compraram meias femininas de uma loja local da Marks & Spencer para proteger os microfones do vento do inverno. Os planos de contratar um helicóptero para capturar imagens aéreas foram abandonados.

 

O áudio foi gravado em dois gravadores de oito canais no estúdio do porão da Apple por Johns e Parsons. A equipe de Lindsay-Hogg usou seis câmeras para filmar vários ângulos da performance.  Além das câmeras localizadas no telhado com a banda, uma câmera foi colocada, sem permissão, no telhado de um prédio do outro lado da rua; uma câmera foi escondida atrás de um espelho retrovisor na área de recepção do prédio , pronto para captar qualquer perturbação causada pela música alta; e duas câmeras estavam na rua para filmar entrevistas e reações dos transeuntes.

 

PERFORMANCE

 

Até o último minuto, segundo Lindsay-Hogg, os Beatles ainda estavam indecisos sobre a realização do show. Ele lembrou que eles discutiram o assunto e depois ficaram em silêncio, até que "John disse no silêncio: 'Foda-se - vamos fazer isso'".

 

Os quatro Beatles e Preston chegaram ao telhado por volta das 12h30. Quando os músicos começaram a tocar, houve confusão entre os membros do público, muitos dos quais estavam em horário de almoço. À medida que a notícia do evento se espalhava, multidões começaram a se reunir nas ruas e nos telhados dos prédios próximos. Embora a maioria tenha respondido positivamente ao show, a Polícia Metropolitana ficou preocupada com o barulho e os problemas de trânsito, tendo recebido reclamações de várias empresas locais.  As câmeras de filmagem capturaram policiais chegando à Apple para interromper a apresentação. Os funcionários da Apple inicialmente mantiveram os policiais na recepção e se recusaram a deixá-los subir ao telhado, mas reconsideraram quando ameaçados de prisão.

 

De acordo com Glyn Johns, a banda esperava ser interrompida pela polícia, já que havia uma delegacia de polícia perto de Savile Row. A intervenção das autoridades atendeu a uma sugestão feita por McCartney no início de janeiro, de que os Beatles deveriam realizar seu show "em um lugar onde não temos permissão para fazê-lo ... como se devêssemos invadir, entrar, montar e depois nos mudar ... Sendo expulso à força, ainda tentando jogar seus números e a polícia prendendo você.

 

Os oficiais subiram ao telhado assim que os Beatles começaram a segunda tomada de "Don't Let Me Down". Durante o próximo número - a versão final de "Get Back" - McCartney improvisou a letra para refletir a situação: "Você está tocando nos telhados de novo e sabe que sua mãe não gosta disso. ela vai mandar prender você!"

 

Seguindo as instruções dos policiais, Evans desligou os amplificadores de guitarra de Lennon e Harrison no meio da música, apenas para Harrison ligar o amplificador novamente em desafio. Evans então virou as costas para Lennon enquanto a banda continuava a tocar.

 

O concerto terminou com a conclusão de "Get Back". McCartney disse "Thanks Mo", em resposta aos aplausos e vivas de Maureen Starkey, esposa de Starr. Lennon então disse: "Gostaria de agradecer em nome do grupo e de nós mesmos, e espero que tenhamos passado no teste."

 

SET LIST

 

O show na cobertura consistiu em nove tomadas completas de cinco canções dos Beatles: três tomadas de "Get Back"; duas de "Don't Let Me Down" e "I've Got a Feeling"; e uma tomada de cada "One After 909" e "Dig a Pony".

 

Em 28 de janeiro de 2022, o áudio da apresentação completa no telhado foi lançado em Dolby Atmos para serviços de streaming como Get Back – The Rooftop Performance. A versão do álbum reproduziu o set list em sua ordem de apresentação.

 

Como visto na série de documentários Disney + de 2021, The Beatles: Get Back, uma pequena tomada de "Get Back" também foi tocada e filmada antes das tomadas um e dois, como parte da passagem de som preliminar. O show também inclui uma pequena versão do hino nacional britânico "God Save the Queen". Os tempos de trilha são retirados da versão de streaming lançada em 2022.

 

All tracks are written by John Lennon and Paul McCartney, except where noted:

 

"Get Back" (Take 1) – 4:43

"Get Back" (Take 2) – 3:24

"Don't Let Me Down" (Take 1) – 3:22

"I've Got a Feeling" (Take 1) – 4:44

"One After 909" – 3:09

"Dig a Pony" – 5:52

"God Save the Queen" (Traditional, arranged by Lennon, McCartney, Harrison, and Starkey) – 0:26

"I've Got a Feeling" (Take 2) – 5:35

"Don't Let Me Down" (Take 2) – 3:30

"Get Back" (Take 3) – 3:47

 

A primeira apresentação de "I've Got a Feeling" e as gravações de "One After 909" e "Dig a Pony" foram posteriormente usadas para o álbum Let It Be. Em 1996, a terceira apresentação ao vivo de "Get Back", que foi a última música da última apresentação ao vivo dos Beatles, foi incluída no Anthology 3. Uma edição das duas tomadas de "Don't Let Me Down" foi incluída em Let It Be... Naked, assim como uma composição das duas tomadas de "I've Got a Feeling". Houve também breves jams de "I Want You (She's So Heavy)" (depois da primeira "Get Back") e "God Save the Queen" (depois de "Dig a Pony") enquanto Parsons trocava as fitas. Lennon cantou versos de "Danny Boy" e "A Pretty Girl Is Like a Melody" entre algumas das canções.

 

LEGADO

 

O show dos Beatles no telhado marcou o fim de uma era para muitos fãs. O grupo gravou mais um álbum, Abbey Road - para o qual os trabalhos começaram no mês seguinte - mas em setembro de 1969 Lennon deixou a banda.

 

Na época, muitos observadores acreditavam que o show era um teste para um retorno às apresentações ao vivo e às turnês, com a banda se reencontrando com suas raízes do rock 'n' roll. A filmagem do show foi o clímax do documentário de Lindsay-Hogg, originalmente planejado como um especial de TV, mas lançado como o filme Let It Be em maio de 1970, um mês após o anúncio da separação dos Beatles.

 

Segundo o autor James Perone, o show alcançou "status icônico" - tanto entre os fãs, como a última aparição ao vivo dos Beatles, quanto na história do rock, no nível dos festivais Monterey Pop, Woodstock e Altamont. Ele diz que, embora o show "não tenha sido tecnicamente um 'show'" devido ao sigilo em torno de sua apresentação, e o último show oficial da banda tenha sido em 29 de agosto de 1966 em San Francisco, ele se destacou por capturar o tipo de imprevisibilidade que se tornou típico de apresentações de rock ao vivo em 1969.

 

The Beatles

 

John Lennon – lead and backing vocals, rhythm guitar; lead guitar on "Get Back"

Paul McCartney – lead and backing vocals, bass guitar

George Harrison – backing vocals, lead guitar; rhythm guitar on "Get Back"

Ringo Starr – drums

Additional musician

Billy Preston – electric piano


 

 

 

 

Impromptu concert by the Beatles

The Beatles rooftop concert.jpg

Venue

Apple Corps headquarters rooftop

Date(s)

30 January 1969

Duration

42:00[1]

Get Back – The Rooftop Performance

TheBeatlesGetBackTheRooftopPerformance.jpg

Live album by 

the Beatles

Released

28 January 2022

Recorded

30 January 1969

Studio

Apple

Genre

Rock

Length

38:28

Label

Calderstone Productions

Producer

Glyn Johns

Compiler

Giles Martin, Sam Okell




 

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