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Metalmania 1

METALMANIA 01 – DISSIDENT AGGRESSOR

 

"Dissident Aggressor" é uma música da banda inglesa de heavy metal Judas Priest que foi lançada pela primeira vez no Sin After Sin em 1977, terceiro álbum de estúdio do grupo. Em 2010, trinta e três anos após seu lançamento, a música ganhou o Prêmio Grammy de 2010 de Melhor Performance de Metal após ser relançada como uma faixa ao vivo em A Touch of Evil: Live.

 

Descrição e análise

 

"Dissident Aggressor" fecha o álbum Sin After Sin, e é seguida da introdução da balada lenta "Here Come the Tears".

 

É tocada agressivamente em duas guitarras em um ritmo rápido; o baixo e a bateria são pesados, e os vocais são gritados em tom agudo. A canção apresenta o que a Rolling Stone descreve como "riffs de guitarra", e os guitarristas K. K. Downing e Glenn Tipton trocam solos na canção. A Rolling Stone descreve ainda a música como um "épico apocalíptico".

 

Influência no gênero

 

O álbum de 1977 do Judas Priest, Sin After Sin, introduziu a combinação de bumbo duplo e ritmos rápidos de baixo combinados com ritmos rápidos de guitarra que definiram o gênero.

 

Enquanto os ritmos de contrabaixo do Judas Priest são geralmente medidos e técnicos, "Dissident Aggressor" o incentivou a ser um exemplo do estilo com um aumento no "tempo e agressão" que mais tarde foi adotado por outras bandas com abordagem mais difícil.

 

A canção apresenta "estilos vocais inovadores" de Rob Halford, que desde então são considerados influentes.

 

A banda americana de thrash metal Slayer fez um cover da música em seu álbum South of Heaven, de 1988 . Ironicamente, o Slayer foi indicado ao Grammy de Melhor Performance de Metal em 2010, pela música "Hate Worldwide", mas perdeu para a nova versão ao vivo do Priest, mencionada acima.

 

A música também foi tocada pela banda de rock americana Halestorm em seu EP de covers de 2013, Reanimate 2.0: The Covers.

 

Se você ama heavy metal, o nome Judas Priest não é novidade para você. Na longa carreira da banda, muitos foram os sucessos do grupo liderado por Rob Halford: Breaking the Law, Painkiller, Living after Midnight, Electric Eye, Turbo Lover, só para citar alguns.

 

Dissident Aggressor é uma daquelas canções "menores", pouco conhecidas do público em geral, mas tem uma importância vital para nós que amamos a cidade de Berlim. Na verdade, a letra se refere a um acontecimento ocorrido pessoalmente com Rob Halford em meados da década de 1970, enquanto ele estava bem na cidade.

 

O muro em si nunca é mencionado e a palavra "dissidente" nunca aparece no texto; por isso o significado de “Dissident Aggressor” permaneceu obscuro por anos. Até que foi o vocalista do Judas Priest quem revelou suas origens durante entrevista ao site Songfacts em 2014:

 

“Ele fala sobre o Muro de Berlim por volta do ano de 1970, mais ou menos. Eu não conseguia dormir, então saí para uma caminhada. Subi no Muro de Berlim e subi em uma daquelas caixas onde você pode se inclinar e olhar para o outro lado. Esse tipo de torre de vigia. Era novembro, um frio congelante, e eu estava olhando do lado oeste de Berlim, toda iluminada – pubs abertos, etc… E o lado leste estava completamente morto. Estava tudo escuro, não havia luz, e então havia aqueles russos olhando para mim com seus binóculos. Essa foi a semente que deu origem à música, a esse "'Eu sei o que sou, sou Berlim'".

 

Stab! Bawl! Punch! Crawl!

Hooks to my brain are well in

Stab! Bawl! Punch! Crawl!

I know what I am, I'm Berlin

 

Through cracked, blackened memories of unit dispersal

I face the impregnable wall

 

Stab! Bawl! Punch! Crawl!

Hooks to my brain are well in

Stab! Bawl! Punch! Crawl!

I know what I am, I'm Berlin

 

Exploding, reloading, this quest never ending

Until I give out my last breath

 

I'm stabbing and bawling, I'm punching and crawling

Hooks to my brain are well in

I'm stabbing and bawling, I'm punching and crawling

I know what I am, I'm Berlin

Agressor Dissidente

 

Grandes cânions do espaço-tempo universal

Minha mente está sujeita a tudo

 

Perfure! Grite! Soque! Rasteje!

Ganchos no meu cérebro estão profundos

Perfure! Grite! Soque! Rasteje!

Eu sei o que sou, sou Berlim

 

Através de rachadas, escurecidas memórias da diáspora

Eu encaro a parede impregnável

 

Perfure! Grite! Soque! Rasteje!

Ganchos no meu cérebro estão profundos

Perfure! Grite! Soque! Rasteje!

Eu sei o que sou, sou Berlim

 

Explodindo, recarregando, essa aventura sem fim

Até eu dar meu último suspiro

 

Estou perfurando e gritando, estou socando e rastejando

Ganchos no meu cérebro estão profundos

Estou perfurando e gritando, estou socando e rastejando

Eu sei o que sou, sou Berlim

 

“A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz.” (Henri Bergson)

 

Henri-Louis Bergson (1859 - 1941), um dos mais famosos e influentes filósofos franceses do início do século XX. Prêmio Nobel da Literatura em 1927.

Conhecido principalmente por Ensaios sobre os dados imediatos da consciência, Matéria e Memória, A evolução criadora e As duas fontes da moral e da religião, sua obra é de grande atualidade e tem sido estudada em diferentes disciplinas - cinema, literatura, neuropsicologia, bioética, entre outras. Bergson procurou construir uma "metafísica positiva" e fazer da filosofia uma ciência baseada na intuição como um método, cujos resultados viriam da experiência e seriam tão rigorosos quanto as ciências baseadas na inteligência, como a matemática. Ao contrário de Platão e René Descartes, que usavam a geometria como modelo para fazer da metafísica uma ciência, Bergson adotou a biologia, a psicologia e a sociologia como fundamentos de seu pensamento filosófico.

 

Bergson foi o expoente da linha de filosofia intuicionista, assim chamada porque afirma constituir o verdadeiro conhecimento não nos conceitos abstratos, do intelecto racionalmente, mas na apreensão imediata, na intuição, como é evidenciado pela experiência interior.

 

DE FORMA LIVRE, a percepção que tenho de que Halford afirma que I’m Berlin é de que, ao ver a oposição de luz e sombras entre a Berlim dividida, ele reconhece que sua natureza também é dual, oposta, embora ele seja um só, dividido artificialmente.

 

Dissident Aggressor nunca foi lançada como single quando lançada originalmente em 1977.

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