sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

CROSBY

ROBBIN CROSBY

 

Robbinson Lantz Crosby (4 de agosto de 1959 - 6 de junho de 2002) foi um guitarrista americano que foi membro da banda de glam metal Ratt, ganhando vários discos de platina nos Estados Unidos na década de 1980. Crosby morreu em 2002 de overdose de heroína.

 

Crosby nasceu em La Jolla, Califórnia, e tinha duas irmãs, Ristin e Bronle. Robbin estudou na Bird Rock Elementary, Muirlands Junior High e La Jolla High School. Ele já jogou beisebol antes de mudar seu foco para a guitarra. Ele era filho de Harry W. Crosby, professor de ciências em La Jolla High e autor de livros sobre a história da Califórnia.

 

Antes do Ratt

 

No final dos anos 1970, Crosby tocou na banda Mac Meda de San Diego. Em 1980, Crosby estava na banda Phenomenon, que também apresentava o futuro membro do Warrior, Parramore McCarty, e lançou um single. No mesmo ano também gravou uma demo ao vivo com a banda Aircraft, que também contava com a participação de Rob Lamothe, posteriormente no Riverdogs e também com o guitarrista do Dio/Whitesnake/Def Leppard, Vivian Campbell.

 

Ratt

 

Crosby foi um dos membros originais da banda de rock de San Diego, Mickey Ratt, mais tarde rebatizada simplesmente de Ratt. Ele acabaria cocompondo muitas das canções do Ratt, incluindo "Round and Round", "Wanted Man" e "Lay It Down". O álbum Out of the Cellar foi triplo de platina com base em "Round and Round".

 

Crosby estava namorando a atriz Tawny Kitaen na época em que se juntou ao Ratt, e ela aparece nas capas dos álbuns do Ratt EP (1983) e Out of the Cellar (1984).

 

Nos anos seguintes, Crosby compraria uma casa em Hollywood Hills, em Los Angeles. Mais tarde, ele se casou com a Playboy Playmate, Laurie Carr, em 1987, divorciando-se em 1991. Eles não tiveram filhos.

 

Depois do Ratt

 

Crosby finalmente deixou Ratt. Antes de sair, Crosby trabalhou como produtor da banda de metal Lillian Axe.

 

Em uma entrevista em junho de 1999, para um episódio do Ratt no Behind the Music, da VH1, Crosby falou sobre como o vício em drogas e seu status de HIV mudaram sua vida. "O que o vício em drogas fez por mim?" ele perguntou. "Isso me custou minha carreira, minha fortuna, basicamente minha vida sexual quando descobri que era HIV positivo."

 

Em 2001, Crosby declarou publicamente que tinha AIDS e era HIV positivo desde 1994. Ele também entrou e saiu do hospital por oito anos lidando com problemas nas costas e problemas de saúde associados ao HIV.

 

Para ocupar seu tempo, ele se tornou um treinador da Little League e também trabalhou em um projeto de fã / colecionador de guitarras, que era criar uma edição limitada de réplicas de guitarras Jackson King V "Big Red".

 

Crosby também tentou vários projetos musicais, primeiro (pós-Ratt) reunindo-se com Perry McCarty, Krys Baratto, Dino Guerrero e Mark Lewis como uma versão atualizada do Secret Service, um apelido usado por McCarty e Crosby anteriormente da sua banda pré-Ratt, em San Diego.

 

Mais tarde, mudando-se para El Paso em 1996, ele tocou brevemente com o grupo Country/Western Bill&Kev&War Party. Um de seus últimos projetos foi com o ex-baixista do Ratt, Juan Croucier.

 

Morte

 

Crosby morreu em Los Angeles em 6 de junho de 2002. Embora sua morte tenha sido relatada como sendo de complicações da AIDS, ele na verdade morreu de overdose de heroína (embora também tenha testado positivo para o vírus da AIDS).

 

Na época de sua morte, Crosby havia mudado fisicamente, devido a uma condição pancreática que alterou seu metabolismo; Crosby ganhou peso significativo desde o auge do Ratt nos anos 1980.

 

Ele foi citado como tendo dito em uma entrevista pouco antes de sua morte: "Aparentemente, meu pâncreas desistiu e não estou metabolizando a comida da maneira que deveria. É realmente frustrante ... Tenho um colega de quarto que provavelmente pesa 150 libras e ele come muito mais do que eu. Não é como se eu fosse um porco ou um desleixado.

 

De acordo com um relatório de autópsia após sua morte, Crosby tinha 1,96 m e pesava 180 kg.

 

Em uma entrevista de 1999 que foi televisionada pela primeira vez em 2006, quando Ratt's Behind the Music episódio finalmente foi ao ar, Crosby afirmou: "Quando eu morrer, ninguém chorará no meu funeral, na verdade, vamos todos fazer uma festa; eu vivi a vida de dez homens. Eu vivi todos os meus sonhos e muito mais."

 

Os restos mortais de Crosby foram cremados. Seu memorial foi em Windansea Beach em La Jolla, Califórnia; amigos e familiares em pranchas de surf espalharam suas cinzas no mar.

 

DISCOGRAFIA

 

With Ratt

Ratt EP (1983)

Out of the Cellar (1984)

Invasion of Your Privacy (1985)

Dancing Undercover (1986)

Reach for the Sky (1988)

Detonator (1990)

Ratt & Roll 81-91 (1991)

With Jon Bon Jovi

Blaze of Glory (1990)

With Rumbledog

Rumbledog (1993)

 

Crosby in the music video for Ratt's "Wanted Man" (1985)

Background information

Birth name

Robbinson Lantz Crosby

Also known as

King

Born

August 4, 1959
La Jolla, California, U.S.

Died

June 6, 2002 (aged 42)
Los Angeles, California, U.S.

Genres

Heavy metalhard rockglam metal

Occupation(s)

Musician, songwriter

Instrument(s)

Guitar

Years active

1977–c. 2002

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário